-

como ser mais feliz


Eu sempre pensei que a felicidade era um projeto em construção. Meu único erro foi esperar eternamente que esse "projeto" ficasse pronto para que eu pudesse finalmente desfrutar de seus benefícios. Felicidade não é uma linha de chegada. A verdadeira felicidade é uma constante.

Nos fizeram acreditar que só seríamos felizes se atingíssemos certo peso, conseguíssemos aquele emprego e namorássemos aquela pessoa. Mesmo que conseguíssemos atingir todos os objetivos da lista, algo novo e melhor sempre surgiria e logo estaríamos correndo atrás de outra condição irrevogável para alcançar satisfação plena.

Desde que eu percebi que estava presa em um ciclo vicioso, resolvi que tentaria ver as coisas de um modo diferente. Vi que minha frustração estava ligada à coisas que eu queria para o meu futuro. Com essa preocupação constante de como seria o meu amanhã, eu esquecia constantemente de apreciar o presente.


Infelizmente, nem sempre o presente é muito promissor. Por isso, eu tento preencher meus dias com pequenas tarefas que tem um efeito positivo no meu humor. No momento em que eu as executo, pode até parecer bem insignificante, mas sempre que chego no final do dia, sinto uma estranha sensação de dever cumprido.

Eis algumas coisas bem simples que você pode fazer para melhorar seu dia:

Meditar
Eu sempre fui o tipo de pessoa que não achava que meditação era algo que me traria qualquer vantagem. Sou muito agitada e ficar pelo menos dez minutos em silêncio total, sempre me pareceu bastante utópico.
Entretanto, aos trancos e barrancos, implementei esse hábito em minha vida e posso garantir que é bem produtivo. Quando medito, consigo limpar minha mente de todos aqueles pensamentos recorrentes que não me deixam focar no que realmente importa.

Tentar
Sabe aquele dia em que você não consegue produzir nada? Aí você decide que não vai fazer nada mesmo (já que parece não haver outra opção) e no final do dia acaba se sentindo bem inútil.
Todos nós sofremos com esses dias. Por isso, antes de desistir completamente das minhas responsabilidades, eu me comprometo a tentar fazê-las durante uma hora (sem qualquer tipo de distração).
Geralmente, o resultado é bem positivo e eu acabo produzindo coisas bacanas. O importante aqui é: tentar antes de desistir.

Retribuir
Sempre que possível, gosto de retribuir um pouco do que tenho em minha vida.
Se você está sem grana para doar para projetos de caridade, já pensou em doar um pouquinho do seu tempo? Ensine algo que você sabe na comunidade mais próxima. Leia para idosos e crianças. As possibilidades para retribuir coisas boas são muitas e só basta ter um pouco de boa vontade.

Perdoar
Sim, todo mundo sabe que guardar rancor é horrível e só te fará mal a longo prazo. Entretanto, como ser humano com um bom senso, sei que é muito mais fácil falar sobre perdão do que realmente praticá-lo. Todos estamos em momentos diferentes nessa jornada e eu acredito que cada um aprenderá a importância do perdão quando estiver preparado.
Mas, que tal começar com um primeiro passo mais simples? Conceda o perdão a você! Pare de se culpar por coisas que não estão ao seu alcance. Seja mais gentil com você.

Permitir
Uma das minhas maiores causas de insatisfação era nunca me permitir fazer nada que eu queria. Eu sempre me preocupava com a maneira que as pessoas reagiriam e com outras coisas imaginárias que poderiam ser possíveis consequências de satisfazer minhas vontades.
Quando você faz o que tem vontade de fazer, você permite que a felicidade entre em sua vida.

Agora eu quero saber: o que você faz para ser mais feliz no seu dia a dia? Me conte tudo nos comentários.
Mia Fernandes

como estudar melhor


Você está sempre procurando desculpas para não estudar? Reler a matéria é um grande sacrifício? Sua atenção parece estar sempre em qualquer outro lugar menos em seus livros?
Se sua resposta foi sim para qualquer uma das perguntas acima, creio que posso afirmar que sofremos do mesmo problema. Para mim, estudar sempre foi um fardo muito grande e eu preferia encarar as provas somente com o conhecimento adquirido em sala de aula (que não era muito).

A verdade é que estudar não precisa ser esse suplício tão grande. Existem técnicas e truques para aumentar sua concentração e transformar essa tarefa em algo simples.

Quer aumentar sua concentração? Tente se sentar em uma mesa (estudar em sua cama não é um opcional). Se possível, tente se focar nos livros e usar a internet em caso de extrema necessidade.

 Caso seu professor permita: grave o áudio da sala de aula. Dessa maneira, você pode revisar posteriormente e melhorar suas anotações.

 Não quer cair na tentação de olhar as redes sociais enquanto estuda? Existem muitos programas (e apps) que podem te ajudar neste caso: Self-Control, Freedom, FocusMe, Keep Me Out e Cold Turkey são apenas algumas das muitas opções existentes.

 Divida sua sessão de estudos em pequenos intervalos de 5 minutos a cada meia hora. Use esse tempo para se alongar, beber água e etc...

 Estabeleça metas tangíveis. Estipule um número de horas para estudo semanal ou os tópicos que precisam ser revisados.

 Quando você atingir alguma meta, não esqueça de se recompensar de alguma forma (um chocolate ou aquele livro novo que você tanto queria são ótimas ideias para recompensas).

 Crie um grupo de estudos. Encontre seus amigos em uma biblioteca e compare suas anotações. Peça ajuda extra nas matérias em que seus amigos se saem melhor que você.

 Leia suas anotações em voz alta: dessa forma sua mente não vai ficar vagando por aí.

 Tenha limites. Por incrível que pareça, estudar madrugada adentro não é tão efetivo quanto parece. Estipule um horário para parar e o obedeça sempre.

 Leia suas anotações para outra pessoa. Essa é uma ótima maneira de memorizar o conteúdo.

 Mantenha um calendário sempre atualizado com datas de provas e entregas de trabalho. Crie todo o seu cronograma de estudos baseado neste calendário.



 Tenha limites. Por incrível que pareça, estudar madrugada adentro não é tão efetivo quanto parece. Estipule um horário para parar e o obedeça sempre.

 Não exagere na cafeína. Tente beber muita água e ficar hidratada enquanto estuda.

 Transforme tópicos complexos em uma canção. Até hoje sei que hematose é a troca de gases que ocorre nos álveos pulmonares, pois eu decorei essa informação com a ajuda da música Frère Jacques.

 Use o Google Drive para trabalhos em grupo. Compartilhe os arquivos com seus amigos e acompanhe em tempo real todas as modificações que são realizadas no trabalho.

 Tente focar em um tópico/tarefa de cada vez. Tentar realizar diversas tarefas ao mesmo tempo só atrapalha seu foco.

 Faça uma lista com todos os tópicos que precisa estudar e comece por aqueles com os quais você não está tão familiarizada.

 Por fim, não se esqueça que sua saúde mental é a prioridade. Não fique sobrecarregada com seus estudos. Entenda quando for a hora de parar e relaxar. Você é mais importante do que suas notas!

Você tem alguma dica de estudo? Compartilhe comigo nos comentários!
Mia Fernandes

links, links, links #1

Vocês se lembram da finada Edição de Domingo? Era um apanhadão com todas as notícias mais importantes da semana que era (quase) religiosamente publicado todo domingo.
Resolvi ressuscitar essa ideia em uma nova versão: quero compartilhar artigos, posts, vídeos, podcasts e muitas outras coisas que me encantam com vocês. Sem nenhum formato definido ou dia de semana. Só quero proporcionar uma troca de ideias bacanas e deixar o espaço aberto para que vocês façam o mesmo (os comentários estão aí para isso).

Sociopatas da Ficção (Capitolina)
"Essas personagens são algumas das minhas favoritas na ficção. Sou fascinada por narrativas sobre garotas assassinas, garotas manipuladoras, garotas violentamente egoístas, garotas que mexem com o que esperam delas para ganhar os jogos que estão fadadas a perder."

✓ Why Fangirling is Better In Yours 30 (Medium)
"But I’ve finally learned that as long as story is a motivating force in my life, I will always be a fangirl. I will be sitting in assisted living, grinning as the drums of a Battlestar Galactica episode pulse out of my 6D TV goggles. I will be falling asleep at 6pm as my favorite fictional couples flirt and dance around my brain."

✓ The Hard-To-Take But Smart Relationship Advice Beyoncé Has Given Us (Refinery 29)
"By centering Lemonade’s narrative around her own healing and blazing transformation, Beyoncé asserts that romantic love is wonderful and, at times, worth salvaging after disrepair, but it is not your everything — you are."

Diretor do novo Caça-Fantasmas diz que a cultura geek é cheia de babacas. E ele tá certo. (Judão)
"A cultura geek, hoje, não é mais aquela coisa marginalizada, que sofria com bullying. Num filme de high school americano, pode ter certeza, alguém com a camiseta do Homem-Aranha viraria o preto gay na lixeira, só porque sim. E o ofenderia por ser negro, por ser gay..."

✓ O que será que a vidência tem a nos contar? (Revista Polen)
"Todo mundo pelo menos uma vez na vida quer saber como vai ser seu futuro. A ficção científica há tempos se pergunta como seria se tivéssemos uma máquina do tempo ou mesmo tenta dar previsões (muitas vezes bastante catastróficas) sobre como vai ser daqui a sei lá quantos anos. Mas muito antes disso, em épocas que hoje muitos consideram remotas, o pessoal já estava se perguntando ai-mds-mas-e-como-vai-ser-daqui-em-diante."

✓ O Poder dos Banhos para Limpeza Energética e Espiritual (GWS)
" Os remédios da medicina, são  limitados ao corpo físico e não funcionam no campo energético que é o principal responsável pelos nossos pensamentos e sentimentos. Para tratar as emoções de uma pessoa, precisamos atingir a aura delas. E essa é a função dos banhos de ervas, flores e plantas, junto com a mentalização."

✓  O lado Girl Boss de Rihanna (Modices)
"RiRi é dona de conquistas incríveis, na carreira e na vida, é proprietária de espaços que ela mesma conquistou. Esses dias um crítico disse que tudo que Rihanna toca vira ouro. O que dizer dessa mulher que se igualou aos Beatles com o maior tempo com música no 1˚ lugar e ainda vende batom e tênis como água no calor carioca?"

What’s Wrong with Cultural Appropriation? These 9 Answers Reveal Its Harm (Everyday Feminism)
"In short: Cultural appropriation is when somebody adopts aspects of a culture that’s not their own.
But that’s only the most basic definition.
That’s why cultural appropriation is not the same as cultural exchange, when people share mutually with each other – because cultural exchange lacks that systemic power dynamic."

✓ Então tá, vamo falar sobre a Lei Rouanet (Judão)
"A lei é formada essencialmente sobre um tripé, com três instrumentos de atuação. O primeiro é o Fundo Nacional da Cultura (FNC), que tem verbas vindas diretamente do governo – e que, em sua maioria, auxilia principalmente Prefeituras Municipais e entidades ligadas ao próprio Ministério da Cultura (MinC). Depois, vem o Fundo de Investimento em Cultura e Arte (Ficart), que permitiria comprar cotas de um projeto e ter retorno em cima dos lucros, meio que se tornando seu sócio. Como o Ficart acabou não sendo nunca oficialmente criado, o ministério faz uso do FNC, originalmente voltado para projetos com menor possibilidade de captar recursos, para todos os projetos relacionados."

✓ The Rise of the Woman-Child (Huffington Post) 
"Classically, male characters have been able to get away with that more in the past," he said. "There's this weird thing ingrained in our culture that it's no fun to watch a woman out of control. You know, versus with a guy out of control, where the idea is that's just what they do."

✓ When Your Idols are Assholes (The Hairpin)
"We are at the beginning of a huge shift in the nature of reverence, and what we let power excuse: we are starting to hold our icons accountable for their moral failings"

✓ Síndrome de Ted Mosby (Revista Polen)
"Durante toda a série, vemos Barney caçoando de Ted por ele ter dito que amava uma mulher logo depois de conhecê-la, mas ninguém vê como é destrutiva a ilusão que ele cria de que o amor vai salvá-lo."

✓ These Boots Were Made for Stalking: When Women Harass Women Online (Broadly)
"When women target other women, the entire ordeal can be written off as a catfight blown out of portion. Several of the women I spoke with said they went to the police with evidence of their harassers' threats and were told nothing could be done."

Strong Female Characters are Rarely Strong and Barely Characters (The Mary Sue)
"A character who is strong is not necessarily one that is well written. A character that is female does not have to be defined by being female. A character that is designed to evoke a trope or fill a perceived voice is barely a character, and more like a caricature."

✓ A Importância de Sermos Donas de Nossas Narrativas (Capitolina)
"Dia desses me peguei pensando em como viciei em dizer que “precisamos ser donas de nossas narrativas”, e, em outras palavras, isso significa torcer para que não só eu, mas nós, enquanto mulheres, possamos escrever, apagar e reescrever nossos passos e trajetórias. Enfim de uma forma que não nos coloque numa posição de subalternidade como se fosse um destino dado, conseguindo-a transformar em resistência frente a inúmeras vezes que parecemos sem mãos frente a situações que nos vemos impossibilitadas de fazer algo."

✓ “Feeling Myself” and Other Jams That Reclaim Ego (Rookie)
"Minaj, Beyoncé, Diamandis, and Dej Loaf are here to say that a dose of good ol’ fashioned confidence is nothing to be afraid of."

✓ Hot Sauce in Her Bag (Eater)
"Because our food culture is frequently presented negatively, it's easy to think that a racist overlay has erased the very real joy we find in our cuisine, or to assume that we reject our roots because they have been rejected by outsiders."

✓ Hoje quero sair sozinha (E não ter que me explicar por isso) (GWS)
"Então, POR QUE é tão difícil ficar sozinha? Ou pior, por que é tão difícil para os outros entenderem que você gosta de ficar só? Quase sempre que planejamos uma viagem, ou apenas um cinema no fim de semana, uma das primeiras coisas que vem a cabeça é: “Quem vai comigo?”; ou quando planejamos o futuro, sempre colocamos nele um namorado, ou marido para o “felizes para sempre”. "

✓ Sistemas de Governo #1: O Parlamentarismo (Politize!)
"O grande amigo do Politize!, o Paulo, ouviu falar que estão querendo propor um sistema parlamentarista no Brasil. Mas o que isso mudaria exatamente na vida de Paulo? E qual é a diferença desse sistema para o que ele vê hoje em dia no Brasil?"

✓ How 'The Craft' Realized the Power of Teen Girls and Made Witchcraft Cool (Vice)
"Simply put, The Craft is a story about young women trying to take back power because being a teenage girl is to be powerless."

✓ Como operam as seitas (Vice Brasil)
"Cultos sempre serão associados aos grandes nomes. David Koresh, Jim Jones, Charlie Manson — os caras que monopolizam metade da seção de documentários do Netflix, como se fossem os únicos sociopatas megalomaníacos a agraciar uma instalação fortificada. Mas há vários outros grupos mais humildes por aí, sugando pessoas e as depenando de tudo que elas têm valor."

The Read: Lilac Lemonade (Sobre o Lemonade da Beyoncé - em inglês)


Kylie's Intervention | The Kardashians Spoof 7 (Em inglês com legenda em português)


Quer compartilhar algum texto, vídeo ou podcast comigo? Deixem suas recomendações nos comentários!

Ilustração: Laura Callaghan
Mia Fernandes

os pets mais fofos do instagram


Vamos começar a segunda-feira com muita fofura? Se tem uma coisa que eu adoro é seguir contas de animais fofinhos no Instagram. Tem coisa mais eficiente do que olhar um dog bonitinho quando se está com o humor ruim?

Pensando nisso, resolvi dividir com vocês as coisinhas mais preciosas que sigo e que acho que vocês também deveriam seguir. Estão preparadas para morrer de fofura?

Olha só quanto pet fofinho:














Uma foto publicada por Pudge (@pudgethecat) em






Uma foto publicada por eiconne (@eiconne) em



Aposto que seu dia está muito melhor agora, não é mesmo? Reconheceram algum pet familiar aí na lista? Deixem seu comentário!
Mia Fernandes